As atividades de demonstração nas aulas de Física, embora preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – (2007) destinados ao Ensino Médio e bastante defendidas na literatura atual ainda tem sido vistas com receio no ambiente escolar. O intuito do presente trabalho foi investigar a importância do uso de atividades experimentais para a apropriação de conceitos físicos da óptica e sua percepção em situações que ocorrem no dia-a-dia, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral. Para isso utilizou-se um experimento confeccionado com materiais de baixo custo e aplicou-se uma intervenção em uma turma de 1° ano de ensino médio sobre a associação de espelhos planos. O foco dessa proposta foi observar se as atividades de demonstração se mostrariam eficazes no processo de ensino e aprendizagem em uma turma onde os conceitos de óptica ainda não haviam sido trabalhados. A intervenção didática se deu através da disciplina de Laboratório e Práticas do Ensino de Física IV do curso de Licenciatura em Física do IFPE-Pesqueira e foi aplicada em uma escola da rede pública situada no município de Pesqueira-PE. Como instrumento de avaliação, utilizou-se uma atividade na qual estavam dispostas duas questões sendo uma de cunho teórico e outra com exemplos reais de aplicações dos conceitos em estudo para que houvesse uma maior contextualização deles. Após a análise dos dados, comprovou-se que os alunos tiveram um bom aproveitamento das discussões e demonstrações realizadas durante a intervenção, uma vez que eles foram capazes de compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana.