Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CELULAR COMO DISPUTA DE SENTIDO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, TECNOLOGIA, CULTURA, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Os questionamentos feitos neste trabalho têm como ponto de reflexão a produção cultural dos sujeitos em meio à tecnologia, entendendo-a como linguagem e não somente como disponibilidade de aparato midiático, que enseja práticas culturais com grandes implicações no currículo. Penso esse contexto de mudanças operando com a ideia de currículo como enunciação cultural, que também é constituído, pela presença ou pela ausência, por sentidos de uma cultura digital. Entendendo que há muitos sentidos dados para o uso dos dispositivos móveis, precisamente do celular, em sala de aula, busco problematizar os discursos que tentam ser hegemônicos, como a ação de diferentes casas legislativas espalhadas pelo país no sentido de coibir e/ou limitar o uso de dispositivos móveis nas salas de aula, entendo o uso destes dispositivos como prejudicial aos alunos, além dos discursos que as tecnologias são a possível solução para a crise na educação. Aqui não nos cabe afirmar se há um lado certo, mas discutir por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos do ensino médio de uma escola localizada no município do Rio de Janeiro outros sentidos atribuídos ao uso do celular no momento da aula.A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação – as TICs – tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mun" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, TECNOLOGIA, CULTURA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID1782_16082016225824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LHAYS MARINHO DA CONCEIÇÃO FERREIRA " "autor_nome_curto" => "LHAYS MARINHO" "autor_email" => "lhays.uerj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21483 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2446 "inscrito_id" => 1782 "titulo" => "O CELULAR COMO DISPUTA DE SENTIDO" "resumo" => "A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação – as TICs – tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mundo contemporâneo e é esse cenário que orienta a pesquisa de mestrado em curso com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula. 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Aqui não nos cabe afirmar se há um lado certo, mas discutir por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos do ensino médio de uma escola localizada no município do Rio de Janeiro outros sentidos atribuídos ao uso do celular no momento da aula.A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação – as TICs – tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mun" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, TECNOLOGIA, CULTURA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID1782_16082016225824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LHAYS MARINHO DA CONCEIÇÃO FERREIRA " "autor_nome_curto" => "LHAYS MARINHO" "autor_email" => "lhays.uerj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A intensificação da presença das novas tecnologias de comunicação e informação – as TICs – tem alterado significativamente as práticas e relações sociais no mundo contemporâneo e é esse cenário que orienta a pesquisa de mestrado em curso com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos aos usos de dispositivos móveis na sala de aula. Os questionamentos feitos neste trabalho têm como ponto de reflexão a produção cultural dos sujeitos em meio à tecnologia, entendendo-a como linguagem e não somente como disponibilidade de aparato midiático, que enseja práticas culturais com grandes implicações no currículo. Penso esse contexto de mudanças operando com a ideia de currículo como enunciação cultural, que também é constituído, pela presença ou pela ausência, por sentidos de uma cultura digital. Entendendo que há muitos sentidos dados para o uso dos dispositivos móveis, precisamente do celular, em sala de aula, busco problematizar os discursos que tentam ser hegemônicos, como a ação de diferentes casas legislativas espalhadas pelo país no sentido de coibir e/ou limitar o uso de dispositivos móveis nas salas de aula, entendo o uso destes dispositivos como prejudicial aos alunos, além dos discursos que as tecnologias são a possível solução para a crise na educação. Aqui não nos cabe afirmar se há um lado certo, mas discutir por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos do ensino médio de uma escola localizada no município do Rio de Janeiro outros sentidos atribuídos ao uso do celular no momento da aula.

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