O presente trabalho tem como finalidade propor uma metodologia de ensino de matemática para os deficientes mentais através de materiais manipuláveis os quais estes materiais estão disponíveis no acervo do laboratório de educação matemática do IFRN Campus Santa Cruz, tendo em vista que pessoas com deficiência são todas aquelas que tem insuficiência ou ausência de funcionamento de um determinado órgão. Desta forma podemos constatar a necessidade de recursos que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem nesses indivíduos que por sua vez de acordo com a lei Nº 12.852 de 5 de agosto de 2013 que assegura a educação de qualidade para alunos excepcionais e abordagem de conscientização da escola para todos. Diante deste contexto este é um projeto que visa a implementação de novas políticas públicas que proporcionem uma educação matemática de qualidade para os deficientes mentais onde se propõe que essas políticas sejam condizentes com a realidade e a necessidade de tais alunos sendo esta educação de responsabilidade do trabalho e um direto de todo e qualquer cidadão tendo como objetivos estimular a comunicação através da matemática, desenvolver o conceito de número nos deficientes mentais estimular o raciocínio lógico e proporcionar ao professor que leciona a disciplina de matemática materiais manipuláveis que subsidiem sua pratica no que diz respeito a deficiência mental.