Este trabalho pretende apresentar algumas experiências vivenciadas a partir de atividades envolvendo dois contos de Clarice Lispector, “Amor” e “Felicidade Clandestina”, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. O trabalho foi desenvolvido durante oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e se apoiará nas perspectivas de Marcuschi (2005), Praxedes (2012), Kleiman (2013), (PCNs (1998), e Mannoni (1992), que trata sobre os gêneros textuais e a interação com o aluno, e objetivou, por meio das vivências, desenvolver o gosto do aluno pela leitura e despertar os múltiplos valores que a literatura proporciona. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de dados, que apoiou toda a elaboração deste trabalho, e, também, a leitura dos contos “Amor” e “Felicidade Clandestina” com alunos acima indicados, enriquecida com a apreensão dos mesmos sobre os contos estudados. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria tanto do ensino de Língua Portuguesa bem como para a prática de leitura de textos literários.