O presente artigo é um desdobramento de uma pesquisa monográfica e se dispõe a discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o trabalho pedagógico da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Nas duas últimas décadas as discussões acerca da necessidade de inclusão nos sistemas educacionais de populações historicamente postas à margem da sociedade, como aquelas com necessidades educativas especiais, ganhou espaço na literatura pedagógica. Esse estudo trata-se de uma revisão bibliográfica para debater a teoria que rege o Atendimento Educacional Especializado, enfocando o trabalho na SRM. A problemática abordada é: Qual a proposta pedagógica do AEE e da SRM para trabalhar às diferentes necessidades educativas no contexto escolar? Elencamos os seguintes objetivos: Investigar as práticas de inclusão em diferentes momentos da história; Discutir as práticas pedagógicas propostas pelo AEE, que devem ser realizadas na SRM; Demonstrar as competências que o docente responsável pela SRM deve adquirir para realização do trabalho no AEE. As análises dos resultados foram realizadas utilizando a pesquisa qualitativa como aporte teórico metodológico, e para levantamento dos dados, realizamos pesquisas em livros, bases de dados eletrônicas como: Revistas (Scielo, Revista de Educação), base de dados de dissertações da CAPES, UNICAMP, dentre outros. Organizamos as ideias dos principais autores e apresentamos as análises nesse artigo. Ao término dessa pesquisa, constatamos que existe uma grande lacuna entre o que expõe a lei do Programa AEE e a prática pedagógica das SRM, e isso foi constatado através de nossas observações cotidianas no ambiente escolar no qual estamos inseridos.