Trata-se de um relato de experiência de atividade didático-pedagógica desenvolvida com alunos dos turnos matutino e vespertino, da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, localizada no município de Santa Cruz/RN, sob a orientação da supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. A necessidade de elaboração de novas metodologias de ensino para a matemática nos levou a vivenciar o dia da matemática na escola, propiciando assim, uma educação matemática voltada para a qualidade, com o objetivo de despertar nos alunos da educação básica o interesse pela disciplina, de forma participativa e dinâmica. Esse projeto de ensino desenvolvido teve por finalidade divulgar conhecimentos vinculados à matemática como forma de disseminação desse conhecimento para alunos do Ensino Fundamental e Médio da referida escola. A culminância do Projeto Vivenciando o dia Nacional da Matemática realizou-se no dia 30 de maio de 2016 através da exposição de trabalhos com as mais variadas formas de apresentação. Os relatos coletados na escola nos permitiram confirmar que o projeto obteve uma grande aprovação tanto dos discentes, quanto da comunidade escolar. Esse projeto contribuiu consideravelmente para que a Matemática fosse vista por outra perspectiva além da sala de aula. As ações advindas desse dia da matemática na escola possibilitaram aos alunos e professores uma experiência mais realista com a Matemática, fazendo desse dia um marco na junção entre escola e bolsistas do PIBID de matemática.