Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola.