O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os procedimentos de leitura e escrita envolvidos na sala de aula, mostrando os aspectos relevantes da aprendizagem, no qual envolve habilidades de leitura, investigando o conhecimento do aluno como um ponto de partida para o planejamento da prática escolar; Faz referência também, a formação de leitores competentes capazes de extrair significados nos diferentes tipos de textos, despertando no aluno o prazer pela leitura, sendo esta compreendida para resolver problemas do cotidiano ou para divertir-se. Para a execução desse trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica com base em autores renomados. A aprendizagem acontece quando há inter-relação, entre uma informação nova com experiências anteriores e, depois, diante de uma situação, esta informação é exteriorizada, acontecendo o aprendizado. Contudo, a atenção se constitui uma condição necessária para que a aprendizagem se efetive e, associada a condições biológicas, sociais e efetivas, o indivíduo se sentirá motivado para promover o seu desenvolvimento. Observa-se a grande evolução no ensino aprendizagem da leitura e escrita. As duas ações são complementares e inseparáveis por sua própria natureza. É necessário trabalhar hábitos de leitura em alunos e professores, pois para formar bons leitores é essencial que o professor também o seja. O trabalho coletivo da escola visa superar as dificuldades, implantando ações de incentivo à leitura na família e na própria sala de aula. Resta aos professores, exercitar o próprio hábito da leitura, e adaptá-lo às necessidades dos alunos, fazendo-os leitores e escritores proficientes, conscientes da realidade na qual estão inseridos.