FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19603 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3108 "inscrito_id" => 10934 "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?" "resumo" => "Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "INFLUÊNCIA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, ESCOLHA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10934_18082016111842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GOMES SOARES NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO" "autor_email" => "joaoneto.quimicauepb@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19603 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3108 "inscrito_id" => 10934 "titulo" => "FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?" "resumo" => "Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "INFLUÊNCIA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, ESCOLHA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10934_18082016111842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GOMES SOARES NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO" "autor_email" => "joaoneto.quimicauepb@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }