A Pedagogia consolida-se como um importante elemento às praticas educativas para a construção da cidadania e aprendizagens nas proposições da língua materna oriunda dos problemas que concerne os profissionais da área de educação. O referido artigo apresenta-se com a metodologia do tipo bibliográfica/documental e observação assistemática. Reconhecemos as dificuldades que as faces da linguagem vêm tendo ultimante, alterações referentes ao planejamento e a política linguística enfrentada pelos professores da língua materna e pelos pedagogos, os objetivos deste trabalho foram: a) Promover a reflexões acerca do aprendizado da língua materna. b) Fortalecer a educação no desenvolvimento do raciocínio, a capacidade de pensar, ensinar e fazer ciência no uso da língua materna. Buscamos trabalhar a questão da Gestão Educacional frente à aprendizagem linguística, tendo em vista que a prática pedagógica adotada deve está comprometida com a formação social e cognitiva do professor quanto do aluno no ambiente escolar. Foram consultados livros sobre políticas públicas e o Ensino Didático da Língua como os de língua portuguesa, documentos como PCNs (1997) elaborado pelo MEC para o planejamento de proposta de trabalho e a LDB (1996), para fundamentação teórica foram estudados autores tais como: GOMES (2009), Luck (2012), Milreu e Rodrigues (2012). O trabalho foi desenvolvido a partir de discussões realizadas nos espaços acadêmicos - pedagógicos, sendo assim o trabalho da formação pedagógica e o ensino da língua materna: teoria e prática desafio do professor e da gestão educacional, visa favorecer não apenas o desenvolvimento da aquisição do conhecimento linguístico mais o saber escolar, para tanto consolidar numa efetivação de educação de qualidade para todos.