PONTES, Layane Catarina et al.. Formação docente, currículo e qualidade do ensino. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21096>. Acesso em: 05/11/2024 13:56
Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Tem por objetivo analisar a interlocução entre a formação de professores enquanto seres conscientes de sua atuação na construção de um currículo escolar que tem por finalidade a formação humana, política e social dos educandos. Buscou-se confrontar a formação oferecida aos professores e os desafios inerentes à prática docente nos dias atuais. As múltiplas transformações ocorridas na sociedade, favoreceram considerável ampliação do debate em torno do currículo vigente no âmbito escolar. Mudaram-se as mentalidades, e consequentemente, as maneiras de convivência com o mundo. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem mostrar que a formação docente altera substancialmente a qualidade do currículo ofertado o qual impacto direto na qualidade do ensino e, portanto, na formação dos estudantes.