Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE ADULTOS Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20182 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 1955 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE LETRAMENTO" "resumo" => "A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com dois sujeitos. Após a análise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização.A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1955_01082016144924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA TARGINO" "autor_nome_curto" => "ANA RITA" "autor_email" => "letrasuear@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20182 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 1955 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE LETRAMENTO" "resumo" => "A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com dois sujeitos. Após a análise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização.A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1955_01082016144924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA TARGINO" "autor_nome_curto" => "ANA RITA" "autor_email" => "letrasuear@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com dois sujeitos. Após a análise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.