HORTAS ORGÂNICAS: INSTRUMENTO PARA DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CENTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21199 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 11236 "titulo" => "HORTAS ORGÂNICAS: INSTRUMENTO PARA DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CENTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ" "resumo" => "Este artigo retrata uma experiência realizada no Centro Regional de Educação Especial (CREE-MOS) no município de Mossoró-RN, utilizando a horta orgânica como ferramenta no processo ensino aprendizagem e na promoção de hábitos alimentares saudáveis e respeito ao meio ambiente. O CREE-MOS é uma instituição estadual de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende estudantes com necessidades especifica, promovendo sua inclusão na comunidade e na sociedade. Com a intenção de dinamizar as suas atividades surge o projeto Hortas Orgânicas: instrumento para dinamização do processo ensino aprendizagem no Centro Regional de Educação Especial (CREE-MOS), tendo os seguintes objetivos: Trabalhar teoria e prática integrando as várias disciplinas com a utilização da horta como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, Contribuir para promoção de hábitos alimentares saudáveis nos educandos e família, Favorecer á interação entre os educandos com a prática de trabalhos coletivos e Colaborar para o respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido em quatro fases, sendo essas: realização de parcerias, promoção de manhãs verdes, utilização da horta como recurso teórico prático vivencial nos atendimentos educacionais especializados, oficinas educativas e de culinária. Entre os resultados obtidos, podemos citar: maior envolvimento dos alunos no atendimento educacional especializado, bem como em atividades envolvendo o projeto, conhecimento da importância de algumas hortaliças, antes desconhecidas pelos alunos e familiares, obtenção de novas atribuições nas práticas alimentares, ampliação na conscientização da problemática do meio ambiente, disponibilidade de hortaliças livres de contaminantes no preparo das refeições do CREE-MOS sendo parte da colheita distribuída também para as famílias dos alunos, favorecendo práticas alimentares mais saudáveis, melhorias nas relações interpessoais, no respeito ao outro e na cooperação e, como fruto de um trabalho coletivo houve a produção de um cordel, destacando resultados positivos do projeto. Assim, conclui-se que o projeto foi bastante positivo, enriquecendo as atividades desenvolvidas na instituição e contribuindo para promoção da educação alimentar nutricional e ambiental, bem como para o exercício da cidadania dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, , EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11236_18082016143757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DULCILENE LEITE DE AMORIM MORAES" "autor_nome_curto" => "DULCILENE" "autor_email" => "LENAAMORI@GMAIL.COM" "autor_ies" => "CREEMOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21199 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 11236 "titulo" => "HORTAS ORGÂNICAS: INSTRUMENTO PARA DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CENTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ" "resumo" => "Este artigo retrata uma experiência realizada no Centro Regional de Educação Especial (CREE-MOS) no município de Mossoró-RN, utilizando a horta orgânica como ferramenta no processo ensino aprendizagem e na promoção de hábitos alimentares saudáveis e respeito ao meio ambiente. O CREE-MOS é uma instituição estadual de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende estudantes com necessidades especifica, promovendo sua inclusão na comunidade e na sociedade. Com a intenção de dinamizar as suas atividades surge o projeto Hortas Orgânicas: instrumento para dinamização do processo ensino aprendizagem no Centro Regional de Educação Especial (CREE-MOS), tendo os seguintes objetivos: Trabalhar teoria e prática integrando as várias disciplinas com a utilização da horta como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, Contribuir para promoção de hábitos alimentares saudáveis nos educandos e família, Favorecer á interação entre os educandos com a prática de trabalhos coletivos e Colaborar para o respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido em quatro fases, sendo essas: realização de parcerias, promoção de manhãs verdes, utilização da horta como recurso teórico prático vivencial nos atendimentos educacionais especializados, oficinas educativas e de culinária. Entre os resultados obtidos, podemos citar: maior envolvimento dos alunos no atendimento educacional especializado, bem como em atividades envolvendo o projeto, conhecimento da importância de algumas hortaliças, antes desconhecidas pelos alunos e familiares, obtenção de novas atribuições nas práticas alimentares, ampliação na conscientização da problemática do meio ambiente, disponibilidade de hortaliças livres de contaminantes no preparo das refeições do CREE-MOS sendo parte da colheita distribuída também para as famílias dos alunos, favorecendo práticas alimentares mais saudáveis, melhorias nas relações interpessoais, no respeito ao outro e na cooperação e, como fruto de um trabalho coletivo houve a produção de um cordel, destacando resultados positivos do projeto. Assim, conclui-se que o projeto foi bastante positivo, enriquecendo as atividades desenvolvidas na instituição e contribuindo para promoção da educação alimentar nutricional e ambiental, bem como para o exercício da cidadania dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, , EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11236_18082016143757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DULCILENE LEITE DE AMORIM MORAES" "autor_nome_curto" => "DULCILENE" "autor_email" => "LENAAMORI@GMAIL.COM" "autor_ies" => "CREEMOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }