Este trabalho objetiva analisar as múltiplas dimensões da inclusão escolar, nas interfaces entre as concepções docentes e os processos de mediação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual nas classes comuns e no atendimento educacional especializado de escolas da Baixada Fluminense/RJ. A pesquisa foi realizada ao longo de um curso de formação continuada de sete Munícipios da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, com a participação de 120 professores. Metodologicamente usamos a perspectiva qualitativa e como procedimentos de coleta de dados realizamos a aplicação de questionários semiestruturados. Também realizamos observações em algumas salas de aula e empregamos a escala de envolvimento que mede o nível de envolvimento do aluno nas atividades propostas e as mediações existentes. Como referencial teórico, nos embasamos na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e estudiosos da área. Os resultados preliminares evidenciam que, os sujeitos pouco participam das atividades propostas para as suas turmas, assim como ocorriam poucas mediações específicas dirigidas aos alunos alvo da pesquisa. Além disso, poucos professores souberam definir o que era mediação e reconhece-la em sua prática pedagógica. Nessa direção, fica evidenciado a necessidade de repensar a prática pedagógica exercida pelos professores regentes das classes observadas, de modo que proporcionem uma inclusão na qual os sujeitos estejam presentes no contexto escolar, participando, interagindo, aprendendo e se desenvolvendo.