Desde a década de 80 que a dança vem sendo inserida como conteúdo curricular, de forma mais sistemática, sendo à escola o ambiente mais propicio para tal prática. O objetivo foi desenvolver aulas de Educação Física, cuja experiência possibilitasse aos discentes entrar em contato com a dança, através de brincadeiras e jogos dançantes com movimentos adaptados, a fim de trazer para o contexto das aulas a reflexão sobre esse tema, e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar e despertar a criatividade dos alunos ampliando seu conhecimento sobre essa temática da cultural corporal, desenvolvendo também a sua cidadania. O presente trabalho caracteriza-se como relato de experiência descrito pelos alunos bolsistas do Programa de Incentivo e Iniciação à Docência (PIBID), implantado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). O trabalho atendeu 149 (cento e quarenta e nove) discentes de ambos os sexos, pertencentes à segunda fase do ensino fundamental (7º ao 9º ano), com idade entre 11 a 16 anos, no turno vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na cidade de João Pessoa/PB. O trabalho realizado contribuiu para despertar nos alunos a vontade de praticar o conteúdo dança, gerando uma nova relação com a mesma, com os colegas e consigo mesmo, colaborando para seu desenvolvimento afetivo, motor, cultural e social. Através da experiência adquirida foi notório que o conteúdo dança os liberta de preconceitos formados pela sociedade, transformando-os para exercer sua cidadania com autonomia.