Este trabalho designa refletir sobre algumas abordagens referentes a perspectiva que se faz sobre o negro dentro do livro didático de História no ensino público municipal das séries finais/6º Ano. Este se justifica pelas discussões surgidas em torno da temática Afro dentro dos currículos escolares a partir da Lei 10.639/03, bem como a sua alteração à Lei nº 11.645/2008, tendo em vista a sua obrigatoriedade de aplicação no ensino, executado por intermédio dos professores e o livro didático em sala de aula. Para tanto, a pesquisa se perpassa pelo eixo da educação proposta ao negro durante a história do Brasil. Em seguida, faz-se uma breve contribuição acerca da relação entre Brasil e África, fator que corrobora para o ensino da temática Afro para além da efetivação da Lei 10.639/03. Por conseguinte, contempla-se a importância do livro didático enquanto recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem, e sua contribuição na construção de identidades. Dentro destas observações, realiza-se uma análise prévia acerca do negro dentro do objeto de estudo que é o livro didático de Alfredo Boulos Júnior, ao passo em que se atribui uma pesquisa de campo como necessidade de diagnosticar a percepção e uso do professor deste instrumento em sala de aula, como contribuição à possível concretização às discussões das políticas e das relações étnico-raciais.