O presente trabalho advém da nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, o qual objetiva buscar meios em que pudesse atrair e despertar o gosto dos nossos alunos pelo universo leitor. Para tanto foi construído o jogo denominado como Ludo Literário. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante e a técnica utilizada para a construção dos dados foi à entrevista com três alunas do segundo ano do ensino fundamental. Bem como a observação no percurso das aulas e atividades que realizamos. No percurso da construção desse trabalho nos embasamos em autores que contribuíram para a discussão sobre a relevância e influência da junção da literatura com o jogo, no que concerne o desenvolvimento do gosto pela leitura Após análise dos dados, os resultados apontam que mediante avaliação no percurso e depois do desenvolvimento do jogo que os alunos sentiram-se motivados em quererem participar, tanto pela presença da leitura nos desafios, como pela experiência de aprender brincando. Assim, acredita-se que o Ludo Literário é mais um subsídio relevante na prática do professor no que concerne o desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos.