Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO PROFESSOR DE ARTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS-MA

Palavra-chaves: ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA, DANÇA Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21675
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 13423
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFESSOR DE ARTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS-MA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar o perfil do professor de Arte de escolas públicas de ensino médio em São Luís-MA na atualidade. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado especificamente para esse estudo, de onde foram extraídas as informações pessoais dos participantes e algumas questões próprias à disciplina. Para sua validação, foi realizada a avaliação de construto por juízes independentes, o que garantiu a credibilidade e a adequação do instrumento aos propósitos da pesquisa. Buscando contemplar o maior número de professores, foram realizadas visitas às escolas estaduais com vistas a comunicar e explicar a proposta do estudo, bem como convidar os interessados a participar dele. Ao final, participaram dessa investigação 77 professores (75% feminino e 25% masculino) de diferentes escolas estaduais de São Luís, selecionados por conveniência, utilizando como critério o interesse e disponibilidade em responder ao questionário. Como resultados, pode-se verificar que o professor de Arte atualmente em sua maioria pertence ao sexo feminino, possui idade mais avançada (entre 40 e 50 anos), com relativa experiência como docente, efetivo, com formação específica na área e com formação acadêmica em nível de especialização. Em si tratando particularmente da disciplina, observou-se que ela é oferecida nas três séries do ensino médio, havendo uma preferência pelas Artes Visuais ou pela abordagem polivalente das linguagens. Finalmente, espera-se que esse trabalho possa favorecer o desenvolvimento de novas pesquisas que busquem colaborar para uma mudança no panorama histórico de depreciação e/ou isolamento da Arte no ensino médio e na educação básica, entendendo-a como uma disciplina fundamental para a formação plena do ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID13423_19082016024856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA DÉBORAH PEREIRA DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORAH BARROS "
    "autor_email" => "anadeborahbarros@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21675
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 13423
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFESSOR DE ARTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS-MA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar o perfil do professor de Arte de escolas públicas de ensino médio em São Luís-MA na atualidade. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado especificamente para esse estudo, de onde foram extraídas as informações pessoais dos participantes e algumas questões próprias à disciplina. Para sua validação, foi realizada a avaliação de construto por juízes independentes, o que garantiu a credibilidade e a adequação do instrumento aos propósitos da pesquisa. Buscando contemplar o maior número de professores, foram realizadas visitas às escolas estaduais com vistas a comunicar e explicar a proposta do estudo, bem como convidar os interessados a participar dele. Ao final, participaram dessa investigação 77 professores (75% feminino e 25% masculino) de diferentes escolas estaduais de São Luís, selecionados por conveniência, utilizando como critério o interesse e disponibilidade em responder ao questionário. Como resultados, pode-se verificar que o professor de Arte atualmente em sua maioria pertence ao sexo feminino, possui idade mais avançada (entre 40 e 50 anos), com relativa experiência como docente, efetivo, com formação específica na área e com formação acadêmica em nível de especialização. Em si tratando particularmente da disciplina, observou-se que ela é oferecida nas três séries do ensino médio, havendo uma preferência pelas Artes Visuais ou pela abordagem polivalente das linguagens. Finalmente, espera-se que esse trabalho possa favorecer o desenvolvimento de novas pesquisas que busquem colaborar para uma mudança no panorama histórico de depreciação e/ou isolamento da Arte no ensino médio e na educação básica, entendendo-a como uma disciplina fundamental para a formação plena do ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID13423_19082016024856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA DÉBORAH PEREIRA DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORAH BARROS "
    "autor_email" => "anadeborahbarros@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o perfil do professor de Arte de escolas públicas de ensino médio em São Luís-MA na atualidade. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado especificamente para esse estudo, de onde foram extraídas as informações pessoais dos participantes e algumas questões próprias à disciplina. Para sua validação, foi realizada a avaliação de construto por juízes independentes, o que garantiu a credibilidade e a adequação do instrumento aos propósitos da pesquisa. Buscando contemplar o maior número de professores, foram realizadas visitas às escolas estaduais com vistas a comunicar e explicar a proposta do estudo, bem como convidar os interessados a participar dele. Ao final, participaram dessa investigação 77 professores (75% feminino e 25% masculino) de diferentes escolas estaduais de São Luís, selecionados por conveniência, utilizando como critério o interesse e disponibilidade em responder ao questionário. Como resultados, pode-se verificar que o professor de Arte atualmente em sua maioria pertence ao sexo feminino, possui idade mais avançada (entre 40 e 50 anos), com relativa experiência como docente, efetivo, com formação específica na área e com formação acadêmica em nível de especialização. Em si tratando particularmente da disciplina, observou-se que ela é oferecida nas três séries do ensino médio, havendo uma preferência pelas Artes Visuais ou pela abordagem polivalente das linguagens. Finalmente, espera-se que esse trabalho possa favorecer o desenvolvimento de novas pesquisas que busquem colaborar para uma mudança no panorama histórico de depreciação e/ou isolamento da Arte no ensino médio e na educação básica, entendendo-a como uma disciplina fundamental para a formação plena do ser humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.