Esse artigo tem como objetivo discutir aspectos ligados à metodologia de ensino tradicional da Matemática que possam estar relacionados com a grande evasão dos estudantes do curso de Engenharia Civil no Brasil e apresentar a importância do ensino contextualizado da Matemática abordado pelo MEC. A questão em enfoque nessa pesquisa foi a seguinte: “qual a quantidade de alunos ingressantes no curso de engenharia civil? ”, “qual a porcentagem desses alunos conclui o curso? ” e “como o ensino da matemática influencia nesses dados?”.A graduação em análise foi escolhida por apresentar um alto índice de evasão nas universidades brasileiras entre os anos estudados (2009 – 2013). A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise documental que foram disponibilizados pela Plataforma Data Viva. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica de caráter informativo para compreender a situação educacional brasileira com enfoque na metodologia imposta para o ensino da Matemática que contraria o método de avaliação utilizado para o ingresso dos discentes nas instituições de nível superior. A busca da causa para essa problemática indicou as dificuldades encontradas pelos estudantes quanto à aprendizagem da Matemática. Essas dificuldades são reflexos de um estilo de ensino rudimentar que preza pela mecanização e decoreba da matéria focando na aquisição de conhecimentos isolados e no domínio de regras e técnicas sem levar em consideração o contexto e a aplicabilidade prática desses conteúdos, ou seja, falta de contextualização. A solução para a dificuldades encontradas na aprendizagem da Matemática é necessariamente a renovação no ensino. Associar o que está sendo ensinado com sua origem histórica e com a sua aplicabilidade são as ideias defendidas pela contextualização já implantadas pelo MEC.