O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o curso Gestão de Projetos na modalidade Formação Inicial e Continuada oferecido pelo Instituto Federal do Amapá – Campus Santana à comunidade local de jovens e adultos concluintes do Ensino Médio realizado no segundo semestre de 2015. Com o objetivo de descrever o processo de aprendizagem através da exploração dos tópicos de um projeto de pesquisa e das fases da gestão de projetos voltado a necessidades gerais, este relato também se propõe a desconstruir o estereótipo de que a gestão de projetos é algo endereçado apenas a grandes empreitadas e gente especializada. As ferramentas empregadas ao longo do curso foram metodologias voltadas ao campo da pedagogia e da engenharia de produção, porém de uso simples, fácil acesso e rápido entendimento. Conduzido por meio da abordagem de situações problema trazidos pelos próprios alunos, o curso teve a presença de dois professores – uma para o aprendizado e discussões atinentes aos projetos especificamente acadêmicos e outro para as questões voltadas aos projetos genéricos. Por fim, concluiu-se que o curso contribuiu para aprendizagens no eixo acadêmico e também para necessidades diversificadas dos alunos.