Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE SEU PROCESSO HISTÓRICO

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      A Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade de Educação Popular desde o seu surgimento apresentou diversos desafios principalmente por ser reconhecido apenas como uma alternativa para “acabar” com a “mancha negra” em nossa sociedade, que seria o analfabetismo.\r\n
          Mesmo sendo criada para tentar sanar o analfabetismo no Brasil, esta modalidade de ensino não teve prioridade, sendo tratada apenas como uma política para suprir a perda da escolarização na idade certa. Desta forma surgiu a inquietação de como decorreu seu processo histórico no Brasil, e os avanços ou retrocessos na Educação de Jovens e Adultos nos dias atuais.\r\n
          A primeira vez que a Educação de Jovens e Adultos começou a mostrar sua importância foi com a implantação da Lei 9.394, de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 37) que garanti o acesso e a continuidade dos estudos àqueles que não tiveram a oportunidade em idade considerada ideal.\r\n
          Com a constante evolução da sociedade, junto dela também as necessidades da população vem se transformando, juntamente as necessidades de cada individuo no âmbito familiar, do trabalho em sua vida em si. \r\n
          Esta modalidade de ensino a Educação de Jovens e Adultos tem especificidades em seu método de ensino até mesmo em relação à qualificação de seus educadores. A Educação de Jovens e Adultos veio como meio de inclusão nas camadas mais populares, assim podendo participar da vida pública como ter o direito ao voto, ressaltando que no decorrer deste artigo iremos ver que esse direito ao voto não tinham a intenção de tornar o educando da EJA em um ser critico, mas sim em um individuo controlado. \r\n
          Porém a qualidade da Educação de Jovens e Adultos ainda passa e necessita passar por mais adequações para ser de fato mais do que um programa para apenas aumentar os índices de alfabetização no país, mas sim, tornar o individuo que busca essa modalidade tornando um ser critico, capaz de produz que seja um cidadão preparado para interagir com as demandas da sociedade atual.
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          Porém a qualidade da Educação de Jovens e Adultos ainda passa e necessita passar por mais adequações para ser de fato mais do que um programa para apenas aumentar os índices de alfabetização no país, mas sim, tornar o individuo que busca essa modalidade tornando um ser critico, capaz de produz que seja um cidadão preparado para interagir com as demandas da sociedade atual.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade de Educação Popular desde o seu surgimento apresentou diversos desafios principalmente por ser reconhecido apenas como uma alternativa para “acabar” com a “mancha negra” em nossa sociedade, que seria o analfabetismo. Mesmo sendo criada para tentar sanar o analfabetismo no Brasil, esta modalidade de ensino não teve prioridade, sendo tratada apenas como uma política para suprir a perda da escolarização na idade certa. Desta forma surgiu a inquietação de como decorreu seu processo histórico no Brasil, e os avanços ou retrocessos na Educação de Jovens e Adultos nos dias atuais. A primeira vez que a Educação de Jovens e Adultos começou a mostrar sua importância foi com a implantação da Lei 9.394, de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 37) que garanti o acesso e a continuidade dos estudos àqueles que não tiveram a oportunidade em idade considerada ideal. Com a constante evolução da sociedade, junto dela também as necessidades da população vem se transformando, juntamente as necessidades de cada individuo no âmbito familiar, do trabalho em sua vida em si. Esta modalidade de ensino a Educação de Jovens e Adultos tem especificidades em seu método de ensino até mesmo em relação à qualificação de seus educadores. A Educação de Jovens e Adultos veio como meio de inclusão nas camadas mais populares, assim podendo participar da vida pública como ter o direito ao voto, ressaltando que no decorrer deste artigo iremos ver que esse direito ao voto não tinham a intenção de tornar o educando da EJA em um ser critico, mas sim em um individuo controlado. Porém a qualidade da Educação de Jovens e Adultos ainda passa e necessita passar por mais adequações para ser de fato mais do que um programa para apenas aumentar os índices de alfabetização no país, mas sim, tornar o individuo que busca essa modalidade tornando um ser critico, capaz de produz que seja um cidadão preparado para interagir com as demandas da sociedade atual.

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