Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22055
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2776
    "inscrito_id" => 6784
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes.  Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6784_17082016173918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLAYNNE MARIA RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISLAYNNE"
    "autor_email" => "gislaynneribeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22055
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2776
    "inscrito_id" => 6784
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes.  Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6784_17082016173918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLAYNNE MARIA RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISLAYNNE"
    "autor_email" => "gislaynneribeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes. Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.