A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19746 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1860 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui para processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia e, a partir disso, refletir acerca de sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. Para atender a tais objetivos, escolhemos como lócus de nossa pesquisa a Escola Abel Coelho, localizada no município de Mossoró/RN, no qual foi possível responder às questões implicadas em nossos objetivos a partir do estudo a campo. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, pautamo-nos pelos seguintes autores: Guattari (1992), Mills (1982), Freire (1996), Morin (2003), Bauman (2015), Sarandy (2001), Tomazi (2010), Santos (2010), entre outros autores pertinentes para o embasamento teórico de nossas discussões que foram abordados durante o texto. A pesquisa de campo foi estruturada partir de entrevistas semiestruturadas, observações e visitas realizadas nas salas de aula e sala dos professores da Escola Abel Coelho, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, proporcionando-nos maior familiaridade com o objeto de estudo e maior proximidade com as respostas implicadas aos nossos objetivos. Durante o processo investigativo da nossa pesquisa, foi possível perceber que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor, construindo um ambiente de diálogo com os conteúdos trabalhados e permitindo a imaginação sociológica do aluno no processo de ensino adotada pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10288_15082016155810.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELA MÍRIAM DE MELO" "autor_nome_curto" => "ISRAELA MÍRIAM" "autor_email" => "israelamiriam@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19746 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1860 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "A DIMENSÃO SUBJETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui para processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia e, a partir disso, refletir acerca de sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. Para atender a tais objetivos, escolhemos como lócus de nossa pesquisa a Escola Abel Coelho, localizada no município de Mossoró/RN, no qual foi possível responder às questões implicadas em nossos objetivos a partir do estudo a campo. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, pautamo-nos pelos seguintes autores: Guattari (1992), Mills (1982), Freire (1996), Morin (2003), Bauman (2015), Sarandy (2001), Tomazi (2010), Santos (2010), entre outros autores pertinentes para o embasamento teórico de nossas discussões que foram abordados durante o texto. A pesquisa de campo foi estruturada partir de entrevistas semiestruturadas, observações e visitas realizadas nas salas de aula e sala dos professores da Escola Abel Coelho, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, proporcionando-nos maior familiaridade com o objeto de estudo e maior proximidade com as respostas implicadas aos nossos objetivos. Durante o processo investigativo da nossa pesquisa, foi possível perceber que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptível, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor, construindo um ambiente de diálogo com os conteúdos trabalhados e permitindo a imaginação sociológica do aluno no processo de ensino adotada pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, SUBJETIVIDADE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10288_15082016155810.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELA MÍRIAM DE MELO" "autor_nome_curto" => "ISRAELA MÍRIAM" "autor_email" => "israelamiriam@hotmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }