Este trabalho insere-se dentro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos: Ensino e Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Guarabira. A ideia presente neste trabalho refere-se ao projeto de pesquisa (Políticas de Educação Ambiental: discussão e contribuição acerca da prática das escolas públicas da cidade de Guarabira/Pb) aprovado e em vias de execução. A educação ambiental é uma ação de extrema importância para a conscientização da sociedade em relação ao mundo em que se vive, proporcionando mais qualidade de vida sem denegrir o meio ambiente. Com o objetivo de construir uma nova mentalidade com relação ao usufruto dos recursos disponibilizado pela natureza, o espaço escolar deve contribuir efetivamente para a conscientização do descarte correto de resíduos sólidos, bem como, criando assim um novo modelo de comportamento, e buscando um equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Sendo assim, este estudo procura analisar a importância das questões ambientais, na perspectiva da educação ambiental, sobretudo do descarte do lixo eletrônico nas escolas públicas urbanas de Guarabira – PB. O presente trabalho alicerça suas ações na colaboração para o conhecimento a respeito do lixo eletrônico e seu descarte no ambiente escolar, alinhado à possibilidade de gerenciamento sustentável e, portanto, com efeitos positivos do ponto de vista social e econômico. As principais âncoras teóricas deste estudo é a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/2010 e Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, Lei 9795/99, que apresentam como aporte a ideia de responsabilidades compartilhadas. Neste estudo, são analisadas sucintamente as tendências contemporâneas em relação ao descarte do lixo eletroeletrônico produzidos nas escolas publicas urbanas de Guarabira – PB através de pesquisas bibliográficas, empíricas e avaliação de impactos ambientais.