Este artigo é fruto de uma investigação ainda em curso que tem por objetivo analisar os limites e possibilidades metodológicas oferecidas pelo Facebook na mediação do processo de ensino aprendizagem de textos dissertativos argumentativos para estudantes do ensino médio da área de linguagens. A presente proposta de intervenção pedagógica, será aplicada a estudantes do 2º ano do curso técnico profissionalizante em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi no processo de ensino aprendizagem de textos dissertativos argumentativos com o gênero textual artigo de opinião. A metodologia proposta é um Estudo de Caso e os procedimentos metodológicos preveem a pesquisa e análise de documentos oficiais nacionais, institucionais e específicos da disciplina de Língua Portuguesa no campus Guanambi, entrevista semiestruturada para mapeamento do perfil dos discentes e a aplicação de atividades na plataforma FACEBOOK, organizadas em sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os dados coletados a partir da realização de um grupo focal com os discentes participantes da pesquisa ao final dos módulos e das observações sitemáticas realizadas pelo pesquisador ao longo da investigação quanto ao desempenho dos estudantes serão analisados a partir da Análise de Conteúdo. Como pressupostos teóricos serão utilizados Pierre Levy, Irandé Antunes e Luís Antônio Marcushi