Esse trabalho versa sobre as discussões de avaliação da aprendizagem no componente curricular Ensino Religioso com o objetivo de aprofundar as reflexões do ato de avaliação contemplando as possibilidades de desenvolvimento do aluno quando se refere às manifestações religiosas e não religiosas no contexto de diversidade cultural. Nessa perspectiva, a avaliação da aprendizagem pode ser utilizada a favor do processo educativo e do pensar em estratégias didático-metodológicas para apreensão de conteúdos elaborados pedagogicamente para determinados objetivos de aprendizagem. Portanto, concluímos que há uma necessidade de interação entre o professor e o aluno que possibilita levantar caminhos (meios) que construam mecanismos de compreensão da complexidade dos fenômenos religiosos, e não religiosos, do sagrado, transcendente, entre outros aspectos de natureza da diversidade cultural religiosa. Fazendo com que o aluno entenda e reflita o porquê está sendo avaliado, mostrando a importância do respeito e valorização do outro enquanto pessoa humana e cidadã, pois o conhecimento adquirido no Ensino Religioso não pode ficar restrito apenas no resultado de uma nota.