Avaliar sempre foi uma grande indagação existente nos professores, questionam-se sempre a forma de avaliar e como avaliar e o seu por que. Muito dos docentes utilizam de diferentes formas avaliativas, sejam elas continuas, diagnosticas, somativa, formativa ou avaliativa. Tal trabalho objetivou estudar como são as formas de avaliação produzidas pelos professores de uma escola pública situada no município de Cuité-PB e analisar as percepções dos mesmos perante o que seria uma avaliação apropriada para os seus alunos. O presente trabalho foi realizado com professores da área de exatas da escola e pediu-se para que respondessem um questionário, no mês de maio de 2015. Após todos os professores responderem, foi feita uma análise dos mesmos referentes ao que se refere à concepção dos professores e o erro dos alunos. Observou-se durante a analise dos questionários que grande parte dos docentes detinha da mesma concepção em relação ao ato de avaliar. Assim sendo, considerou-se o trabalho de grande importância para o grupo, pois foi a partir dele onde conseguimos entender melhor a concepção dos professores questionados em relação ao ensino aprendizagem dos alunos e alguns de seus métodos avaliativos, dando destaque à prova, por ser o método mais utilizado por eles.