O presente trabalho apresenta a vivência de um projeto com foco nas práticas cerâmicas, aplicado em uma escola de Educação Básica, no município de Itambé, estado de Pernambuco. Visando ampliar as possibilidades expressivas dos estudantes, repensando o paralelo de aula de arte enquanto aula de desenho. Também, atentar a relação da cerâmica enquanto produto da articulação de elementos naturais e contextuais da cultura. Pautado metodologicamente pela Abordagem Triangular a proposta visou conhecer e refletir saberes de caráter artístico, sociais, regionais e históricos atrelados à cerâmica, assim como alargar a possibilidades expressivas, experimental e estética entre os discentes. Para tal, fora construído um forno rudimentar, desenvolvida a pesquisa para aplicação do projeto e aplicados acordo didático e aulas teóricas. Foram contextualizadas imagens acerca do advento e história da terracota, apreciada a produção em algumas regiões do mundo e de artistas contemporâneos, assim como, vistas possibilidades de composição. Os modelados em argila foram desenvolvidos no laboratório em grupos ou individualmente, estimulando-os a experimentar a inserção de outros materiais, mas, respeitando a concepção estilística de cada autor/grupo. Toda a produção discente fora exposta em uma mostra de Arte, após um participativo processo de análise.