O estudo proposto tem como objetivo investigativo o ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, suas contribuições e obstáculos encontrados no âmbito escolar como um todo com o intuito de colaborar com a prática pedagógica e fazer com que os professores sintam-se motivados a construir o ensino de Ciências mais atrativo e eficaz, trazendo novas ideias e caminhos para melhorar a sua prática docente. O estudo aborda também a importância dos espaços de formação permanentes como desafio de tornarmos a sala de aula um espaço mais próximo da realidade dos alunos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, partindo do método dedutivo por meio de questionários de múltipla escolha, aplicados com turmas do 7º e 9º ano, tendo a pesquisa sido realizada durante o curso do componente curricular Estágio Supervisionado. A pesquisa foi executada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antonio Tabosa Rodrigues – CAIC, na cidade de Cajazeiras – PB, e ocorreu no mês de maio de 2016. Constatou-se após a análise dos resultados que o maior percentual dos discentes entrevistados se encontram insatisfeitos com a metodologia didático-pedagógica adotada pelo professor de Ciências e pela falta de recursos disponíveis na escola. As dificuldades constatadas no contexto escolar de estudo vão além de aulas práticas de Ciências ou experimentos em salas de aula deve possibilitar uma intervenção em sala de aula que maximize as expectavas dos alunos, resultando numa aprendizagem mais eficaz.