Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO TECNICISTA NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA DO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNICISMO, TRANSFORMAÇÃO. Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22137
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 4096
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO TECNICISTA NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA DO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      No texto que segue vislumbramos abordar uma análise crítica sobre a educação tecnicista no Brasil, que ocorrera no período da ditadura militar. Refletiremos como o supracitado sistema de ensino desprivilegiou uma formação discente que visa o surgimento de indivíduos singulares e afirmadores daquilo que é próprio, predominando uma concepção de educação produtivista naquele período de nossa história. Para nós, não é incorreto afirmar que tal protótipo, em muitas circunstâncias, continua vigente, tendo deixado os seus efeitos em muitas práticas pedagógicas atuais. Nosso objetivo, neste contexto, é trazer reflexões sobre aquele momento da vida educativa nacional e desse modo, contribuir para a vigilância diante do sempre iminente perigo de sermos assolados por concepções politico-pedagógicas que visam o controle extremo dos indivíduos. Para além da concepção de educação como formação humana, queremos indicá-la como transformação, pois a formação pode remeter a um modo de disciplinarização das ações e do pensamento, mas a transformação indica que somos seres sempre em devir, em constante mudança e por isso, concepções pedagógicas mais flexíveis, que levam em conta as diversas diferenças inerentes à existência precisam ser efetivadas. O nosso texto visa apresentar a educação tecnicista como portadora de uma pedagogia que privilegia o controle do ser humano ou o compreende utilitariamente, sendo este apenas objeto para criar mão de obra adequada para servir a interesses que não tem como foco primordial a sua singularidade, mas são chamados a servir a forças externas a ele como os interesses que movem a especulação do mercado e da esfera econômica. Essas são certamente forças que merecem o interesse do ato de educar, mas devem estar a serviço da vida e não podem sobrepor-se ao principal primor da educação- os humanos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNICISMO, TRANSFORMAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4096_18062016135211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOCK DA SILVA PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "ENOCK"
    "autor_email" => "enockpeixoto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22137
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 4096
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO TECNICISTA NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA DO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      No texto que segue vislumbramos abordar uma análise crítica sobre a educação tecnicista no Brasil, que ocorrera no período da ditadura militar. Refletiremos como o supracitado sistema de ensino desprivilegiou uma formação discente que visa o surgimento de indivíduos singulares e afirmadores daquilo que é próprio, predominando uma concepção de educação produtivista naquele período de nossa história. Para nós, não é incorreto afirmar que tal protótipo, em muitas circunstâncias, continua vigente, tendo deixado os seus efeitos em muitas práticas pedagógicas atuais. Nosso objetivo, neste contexto, é trazer reflexões sobre aquele momento da vida educativa nacional e desse modo, contribuir para a vigilância diante do sempre iminente perigo de sermos assolados por concepções politico-pedagógicas que visam o controle extremo dos indivíduos. Para além da concepção de educação como formação humana, queremos indicá-la como transformação, pois a formação pode remeter a um modo de disciplinarização das ações e do pensamento, mas a transformação indica que somos seres sempre em devir, em constante mudança e por isso, concepções pedagógicas mais flexíveis, que levam em conta as diversas diferenças inerentes à existência precisam ser efetivadas. O nosso texto visa apresentar a educação tecnicista como portadora de uma pedagogia que privilegia o controle do ser humano ou o compreende utilitariamente, sendo este apenas objeto para criar mão de obra adequada para servir a interesses que não tem como foco primordial a sua singularidade, mas são chamados a servir a forças externas a ele como os interesses que movem a especulação do mercado e da esfera econômica. Essas são certamente forças que merecem o interesse do ato de educar, mas devem estar a serviço da vida e não podem sobrepor-se ao principal primor da educação- os humanos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNICISMO, TRANSFORMAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4096_18062016135211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOCK DA SILVA PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "ENOCK"
    "autor_email" => "enockpeixoto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO No texto que segue vislumbramos abordar uma análise crítica sobre a educação tecnicista no Brasil, que ocorrera no período da ditadura militar. Refletiremos como o supracitado sistema de ensino desprivilegiou uma formação discente que visa o surgimento de indivíduos singulares e afirmadores daquilo que é próprio, predominando uma concepção de educação produtivista naquele período de nossa história. Para nós, não é incorreto afirmar que tal protótipo, em muitas circunstâncias, continua vigente, tendo deixado os seus efeitos em muitas práticas pedagógicas atuais. Nosso objetivo, neste contexto, é trazer reflexões sobre aquele momento da vida educativa nacional e desse modo, contribuir para a vigilância diante do sempre iminente perigo de sermos assolados por concepções politico-pedagógicas que visam o controle extremo dos indivíduos. Para além da concepção de educação como formação humana, queremos indicá-la como transformação, pois a formação pode remeter a um modo de disciplinarização das ações e do pensamento, mas a transformação indica que somos seres sempre em devir, em constante mudança e por isso, concepções pedagógicas mais flexíveis, que levam em conta as diversas diferenças inerentes à existência precisam ser efetivadas. O nosso texto visa apresentar a educação tecnicista como portadora de uma pedagogia que privilegia o controle do ser humano ou o compreende utilitariamente, sendo este apenas objeto para criar mão de obra adequada para servir a interesses que não tem como foco primordial a sua singularidade, mas são chamados a servir a forças externas a ele como os interesses que movem a especulação do mercado e da esfera econômica. Essas são certamente forças que merecem o interesse do ato de educar, mas devem estar a serviço da vida e não podem sobrepor-se ao principal primor da educação- os humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.