Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AGROECOLOGIA E SEU POTENCIAL EDUCATIVO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo trata de um estudo teórico buscando apresentar e discutir as dificuldades do atual contexto da agricultura na perspectiva da sustentabilidade, tendo como base a agroecologia. Visa estabelecer diálogos entre os diversos elementos que compõe a imbricada relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, buscando uma perspectiva dialética de análise. Discorre sobre aspectos históricos da agricultura relacionando-os com os modelos de produção experimentados na humanidade. De forma mais específica, apresenta elementos em torno da constituição social e econômica do Brasil, que cumpre papel estratégico na produção agrícola baseada na monocultura para exportação e na concentração fundiária. Estes elementos são importantes para problematizar a ideia de sustentabilidade utilizando o conceito de “falha metabólica”. O ser humano faz parte da natureza e ao transformá-la também se modifica; portanto, é preciso considerar o caráter de interdependência entre os fatores naturais e sociais que por sua vez instauram determinadas mediações econômicas, políticas, tecnológicas e científicas na vida em sociedade, apresentando avanços, limites e contradições em vista da manutenção da vida em geral e de sua sustentabilidade. O conjunto desta discussão tem como intencionalidade levantar argumentos e problematizar o atual modo de organização da vida, visando contribuir com reflexões e debates no contexto educacional. As ponderações apresentadas reiteram a necessidade de aprofundamento teórico em torno das temáticas envolvidas, bem como apontam para os desafios na construção de novas práticas científicas e produtivas que possibilitem um reencontro entre o ser humano e a natureza nas mediações inerentes à produção e reprodução da vida.

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