A pesquisa objetivou analisar as concepções dos estudantes do Ensino Fundamental sobre o conceito de drogas. As drogas representam qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, causando-lhes mudanças fisiológicas e/ou comportamentos. Na escola ou socialmente, o conceito tem apresentado diversas interpretações muito relacionadas com o que cada indivíduo traz consigo, ou seja, o conhecimento prévio, e que podem não confluir com a perspectiva do conhecimento científico, desenvolvendo nos alunos obstáculos e lacunas conceituais, que interferem em seu processo de ensino-aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel enfoca o conhecimento prévio como elemento importante para a construção e reconstrução de conceitos e a sua ressignificação ao conhecimento científico. A partir da TAS, captamos as concepções de um grupo de estudantes sobre o conceito drogas e seus os tipos, que inicialmente, apresentavam um conhecimento prévio sobre pautado no senso comum, com ênfase apenas a sua ação como substâncias nocivas à vida, pontuando significativamente as ilícitas. Após a intervenção, os alunos reconstruíram o conceito e destacaram também, outros tipos e aspectos positivos, ao colaborar com a qualidade de vida das pessoas. A valorização do conhecimento prévio do sujeito é elemento fundamental para a ressignificação conceitual e a construção do conhecimento e conceitos mais próximos das perspectivas científicas.