Este artigo provém dos estudos para realização da pesquisa "Políticas Educacionais e Formação: Produção, Projetos e Ações de Educação e Psicologia " e tem como principal objetivo propor reflexões acerca da interlocução entre as políticas e ações educacionais e a área de Psicologia, a partir das análises das dissertações que consideraram as políticas intersetoriais. Para tanto, parte da investigação das dissertações defendidas entre os anos de 2003 e 2015 nos cursos de mestrado em Psicologia no estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico da Teoria Histórico-cultural direciona a proposição da pesquisa e embasa as análises e discussões, justaposto às contribuições dos estudiosos das políticas educacionais. Como resultado, destaca-se a importância da aproximação de diversos setores para garantir os direitos de acesso à educação pública de qualidade no Brasil, possibilitando a permanência e a conclusão dos níveis de ensino que a compõem. Consideramos que a interface entre Psicologia e Educação deve buscar defender os direitos do indivíduo no atendimento de suas necessidades educacionais e promover seu desenvolvimento.