O objetivo precípuo desta comunicação consiste em elucidar a partir da temática da formação de professores e suas representações sociais como produto de experiências vivenciadas no âmbito profissional como Professora da disciplina História e Filosofia da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó desde o ano de 2011. Experiência que considero fecunda por haver despertado e direcionado meus olhos para um objeto de pesquisa tão importante e carecedor de aprofundamento como este, especialmente por se tratar da formação de professores e como esses discentes determinam suas representações sociais e expectativas. A pesquisa foi decorrente da análise dos alunos ingressantes ao Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA Campus Codó que apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Codó/MA. Muitas vezes os docentes do curso trazem à coordenação do curso as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. Assim, a presente pesquisa tem como escopo fomentar a discussão sobre as representações sociais e expectativas dos acadêmicos ingressantes no curso de licenciatura em matemática com relação ao curso, que apresentam uma diversidade de perfis, procurando analisar as razões da escolha de um curso na área de formação de educadores em nível superior.