As mudanças que o ensino de ciências tem passado ao longo dos anos foram importantes e necessárias para acompanhar o ritmo da sociedade atual. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o ensino de ciências na percepção de alunos do ensino municipal de São José do Egito, Pernambuco. Foram entrevistados 67 alunos por meio da aplicação de um questionário contendo 11 afirmações, sendo 7 elaboradas no modelo de escala de Likert e 4 discursivas. Somente 25,4% (n = 16) dos alunos afirmaram que os professores usavam vários recursos no ensino de ciências, sendo o livro didático o recurso mais utilizado em sala de aula, 36,5% (n = 23) estavam satisfeitos quanto à clareza no ensino pelo professor. Entretanto, 46,0% (n = 29) deles afirmaram que aulas mais interativas facilitavam o processo ensino-aprendizagem, Dentre os recursos apontados pelos alunos como motivadores de interesse pelas aulas estão: aula prática em laboratórios, mais dinâmicas e interação entre as turmas durante as aulas, brincadeiras, maior incentivo por parte do professor, músicas, viagens. Esta pesquisa constatou que o ensino da disciplina de ciências para os alunos pesquisados ainda requer mudanças no sentido de utilizar mais dinâmicas e mais aulas práticas, e assim, segundo os mesmos, as aulas se tornariam mais proveitosas e facilitaria o processo de ensino-aprendizagem. A função do professor é sem dúvidas explorar ao máximo do potencial do estudante, as suas habilidades e competências, portanto, aliar métodos ao ensino tradicional é necessário para formar alunos conscientes e críticos, capazes de acompanhar as mudanças científicas.