Para se ter um bom andamento da escola, é necessário que se façam discussões em torno do Projeto Político Pedagógico. Partindo desse pressuposto, o presente artigo visa levantar questionamentos a respeito dessa temática em uma perspectiva democrática e emancipadora. Teve como objetivo entender como esse projeto foi construído e desenvolvido na escola, bem como qual a sua contribuição na formação social do educando. Foi desenvolvido na disciplina Planejamento de Ensino e Avaliação por acadêmicos do curso de Pedagogia do CESP-UEA, a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Numa tentativa de aproximar teoria e prática, uma coleta de informações foi desenvolvida a partir de uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Brandão de Amorim, onde foi concretizada a entrevista com a gestora, pedagogo e alguns professores. Autores como Vasconcelos (2004), Veiga (2001), Moura (2001), Silva (2003) e Carneiro (2014) possibilitaram uma reflexão acerca do assunto, na qual concluímos que o Projeto Político Pedagógico é um instrumento essencial para a escola, une teoria e metodologia a fim de tornar o ambiente escolar um espaço democrático e emancipatório. Por fim, constatou-se no presente estudo que a escola enfrenta algumas dificuldades na realização das ações propostas no projeto, porém não deixa de desenvolver suas atividades que têm por finalidade contribuir para a formação social dos seus educandos, os tornando críticos, participativos e preparados para exercer seu papel na sociedade.