A pesquisa formação é permeada por atribuições que competem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O presente artigo trata da pesquisa “Formar em Ação: uma experiência de intervenção na prática pedagógica de escolas públicas, na perspectiva da troca de saberes emancipadora e da formação inicial e permanente de professores” realizada por alunas do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa se desenvolveu em uma escola de Educação Infantil do município de Mossoró/RN. Para fundamentação teórica e metodológica, amparamo-nos especialmente nos conceitos de problematização da realidade e diálogo, de Paulo Freire. A pesquisa nos permitiu conhecer a realidade da escola campo de pesquisa e encontrar as situações problematizadoras ali permeadas para que consigamos, em continuidade, colocá-las em diálogo de maneira a, através da ação-reflexão-ação, intervirmos naquele espaço junto com suas educadoras. O estudo em pauta permitiu a construção de conhecimentos práticos sobre o contexto da Educação Infantil, contribuindo, desta forma, para a reflexão diante dos processos formativos inerentes a educação escolar. Destacamos também a contribuição para a formação inicial e continuada e para a construção e o fortalecimento da identidade profissional docente.