Este artigo advém da necessidade de compreender o tema leitura na escola analisando o pedagogo e suas estratégias para despertar o prazer de ler, por julgar que esta é uma questão bastante pertinente no espaço escolar e à prática docente. O interesse de investigar as estratégias utilizadas pelos docentes para despertar nos alunos o prazer pela leitura no espaço escolar, surgiu das experiências enquanto bolsista do programa PIBID, onde foi possível o contato com alunos e professores da Escola Estadual João Escolástico. O objetivo da pesquisa é investigar as estratégias utilizadas pelos docentes para despertar nos alunos o prazer pela leitura no espaço escolar. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo buscando investigar como o professor motiva nos educandos o prazer pela leitura, e será realizado nas salas do primeiro e do quinto ano do Ensino Fundamental, com o intuito de entender se existe uma diferenciação na motivação com o passar das séries, para nos ajudar na pesquisa será realizado uma entrevista com o objetivo de conseguir opiniões honestas de como as professoras realizam sua prática de leitura.