O presente artigo reflete sobre as experiências do Projeto de Extensão em Pedagogia Hospitalar, que ocorre por meio do desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas no ambiente hospitalar, mas especificamente na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), um Hospital referência materno infantil no estado do Pará. Objetiva apresentar a dinâmica de desenvolvimento do projeto de extensão na pedagogia hospitalar e suas contribuições para as crianças em atendimento ambulatorial na FSCMP. Visa, ainda, discutir a importância dos aprendizados adquiridos no ambulatório, que relacionam a teoria aprendida na sala de aula, fomentando embates que despertam o olhar mais atento sobre a importância da educação além da sala de aula. A metodologia da pesquisa baseou-se na observação participante e nos relatos de experiências adquiridos ao longo do desenvolvimento do Projeto. Utilizou-se, também, registros de avaliação e de participação do público-alvo. Os resultados nos permitem inferir que o Projeto tem contribuído para a humanização hospitalar e a permanência mais feliz e ativa das crianças atendidas no Hospital. A participação nas atividades lúdico-pedagógicas contribuem para o seu desenvolvimento integral, bem como, para a melhoria das recordações e imagens que terão do ambiente hospitalar. Esta experiência contribui, ainda, para ratificar a importância da pedagogia inserida no âmbito hospitalar, qualificado pelas melhorias proporcionadas não somente para os usuários do ambulatório, mas também para a equipe de profissionais que compõe este espaço. Nesse sentido, as experiências aqui apresentadas poderão estimular a ampliação do debate sobre a relação universidade e sociedade e suas contribuições no âmbito da Pedagogia Hospitalar.