Refletir sobre o Ensino de Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil é reconhecer os desafios que o professor enfrenta para efetivá-lo. Partindo desse princípio, este relato de experiência objetiva promover uma reflexão acerca das possibilidades pedagógicas utilizando os espaços externos da escola para ensinar ciência, explorando atividades como piquenique das frutas. O estudo foi sustentado por teóricos como: Cardoso (2013), Fuentes (2012), De Ângelo (2011), Kramer (2002) e outros que versam sobre o tema. As observações e registros foram desenvolvidos durante uma prática de campo realizada por ocasião da disciplina Teoria e Prática da Educação Infantil com os acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O percurso investigado demonstrou que o trabalho com Ciências na Educação Infantil torna-se de suma importância para que a criança possa intervir de forma crítica e consciente em seu contexto social, analisando o que vê e o que sente. Este é um compromisso que a escola infantil deve assumir como um exercício de formação autônoma e que irá refletir-se em uma tomada de consciência coletiva cidadã.