O presente trabalho objetiva compreender as influências da mídia nas significações simbólicas das crianças a partir dos desenhos animados. A temática parte da inquietação em saber como se apresentavam estas manifestações nas suas relações com seus pares e com os adultos no contexto escolar. Tal inquietação surgiu durante as atividades práticas desenvolvidas na disciplina Estágio com Pesquisa em 2014. Como suporte teórico, utilizou-se os estudos de Àries (1981), Buckinghan (2006), Corsaro (2011), Sarmento (2011), Odinino (2009), Louro (1997), Kellner (2001), Geertz (2008) Kramer (2002), Graue&Walsh (2003), entre outros que serviram como base para nosso diálogo e discussões. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa, com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental composta por 30 (trinta) crianças que, no entanto, somente 22 (vinte e duas) participaram diretamente deste processo, assim como a parceria da docente titular da turma. O estudo foi desenvolvido metodologicamente na pesquisa de natureza qualitativa, como método de abordagem Fenomenológico e o de procedimento do tipo etnográfico, onde fez-se uso de instrumentos que captassem as múltiplas linguagens infantis, como o gravador, máquina e da fotografia. Quanto aos resultados construídos nesta pesquisa emergiram das vozes das crianças, permitindo compreendê-las como atores sociais, ativos, não são passivos diante das mídias, que nas suas interações com seus pares adotam elementos dos super heróis e heroínas que fazem parte de seu cotidiano. Neste trabalho se apresentam fronteiras entre meninos e meninas, que de espectadoras se tornam consumidoras, numa dimensão rica que também se aprende brincando.