Os desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem nos convidam a refletir a formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor discussões sobre a formação profissional e o processo de construção dos saberes docentes para o ensino na educação básica. Trata-se de um estudo bibliográfico que busca apresentar algumas reflexões acerca do conceito de formação, e percepções sobre formação docente, bem como algumas discussões teóricas sobre o processo de construção dos saberes docentes. As discussões apontam que o conceito de formação é algo complexo e múltiplo que não se limita a educação ou ao ensino, a formação docente consiste em um processo no qual o futuro professor busca construir saberes inerentes às práticas pedagógicas, sendo, portando, considerado um processo inacabado, tendo em vista que, em situações de ensino o educador tem a necessidade de mobilizar diversos saberes que o auxiliem em sua prática, esses saberes tem como base a formação inicial, no entanto, eles são ampliados a partir da necessidade da prática docente. Conclui-se que as discussões sobre formação profissional, e nesse processo, a construção de saberes docentes do educador é um caminho para compreendermos as problemáticas do ensino da Educação Básica, pois esse processo respalda a prática educativa do professor, assim esse campo de configura com fértil para debates e estudos.