O presente estudo tem como propósito apresentar resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, onde evidencia a utilização das Toadas de Boi nas aulas de português em uma Escola Municipal de Parintins, tendo como objetivo investigar de que forma o gênero textual canção pode influenciar na formação de leitores e desenvolvimento de competência comunicativa, visto que se considera que é através do domínio da língua que se alcança condições para a plena participação do individuo na sociedade. Para dar suporte teórico a pesquisa utilizou-se autores como: Bakhtin (2003), Marcuschi (2006), Bronckart (2012), Costa (2007), Guedes (2006), Antunes (2003) dentre outros de igual relevância que discutem a utilização de gêneros textuais nas aulas de português. Para o desenvolvimento desse trabalho buscamos direcionamento na pesquisa qualitativa, utilizando como suporte a pesquisa etnográfica, que nos possibilitaram a partir das observações e análises dos dados, concluir que a utilização do gênero textual canção Toada de Boi nas aulas de português influenciam significativamente na formação de leitores e desenvolvimento da competência comunicativa, tendo em vista que está relacionada a uma prática sociocultural, transmitindo ideias e informações da própria realidade das crianças e faz parte de sua comunicação.