Alfabetizar cientificamente é hoje uma prioridade em função da velocidade da produção de conhecimentos e tecnologia para a sociedade. Na área de Ensino diversos autores recomendam que o processo deve ser iniciado com as crianças pequenas. O trabalho fundamenta-se em teóricos como Lorenzetti & Delizoicov (2001), Chassot (2003), Krasilchik & Marandino (2007) e nos autores, Alencar & Fachín-Terán (2015), Cascais & Fachín-Terán (2015). Na proposta pretendemos abordar o tema da cadeia alimentar na promoção da Alfabetização Científica para crianças da primeira série do Ensino Fundamental. O objetivo é avaliar o processo de alfabetizar cientificamente crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental trabalhando a ideia de cadeia alimentar, e identificar indicadores de Alfabetização Científica em espaços educativos. O percurso metodológico a ser adotado será a observação participante e a pesquisa de campo. Em sala de aula usaremos uma cadeia alimentar simples relacionado com o cotidiano da alimentação das crianças. Em espaços não formais usaremos o "gavião real" (Harpia harpyja) por encontrar-se no topo da cadeia alimentar e contribuir com o equilíbrio do ecossistema. A partir dos resultados espera-se obter informações que possam ser aplicados com as crianças e que sirvam de base para o ensino levando em conta a alfabetização científica.