O presente artigo foi desenvolvido tendo por base o acompanhamento dos trabalhos da pesquisa “Alfabetização Tecnológica na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Rede Pública de Ensino: um estudo de caso”, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Apresentaremos algumas reflexões originadas do trabalho final da pesquisa, com destaque para a constatação de que a utilização crescente das novas tecnologias influencia diretamente o mercado de trabalho, impondo uma necessidade de atualização constante dos profissionais, inclusive dos docentes. A coleta dos dados realizada por meio de observações, entrevistas e questionários apontam alguns desafios aos alunos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UEA, pois acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias trazem para o cenário educacional. Inclusão e Alfabetização Tecnológica, do professor, passam a ser pontos norteadores de diversos diálogos voltados para a Educação no contexto da era da informação e da comunicação.