O presente trabalho faz abordagens sobre o ensino de ciências sob o enfoque da educação ambiental a partir de um estudo sobre os conflitos ambientais no bairro da União em Parintins-Am. Também focaliza sobre o papel da escola enquanto instituição além de construtora de conhecimento, também base para a tomada de consciência das pessoas com o ambiente que o cerca. Nesse sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar os principais conflitos ambientais presentes no bairro da União e de suas contribuições para o ensino de ciências no que tange ao desenvolvimento de temáticas ambientais. O método utilizado foi o fenomenológico, pois é preciso compreender a partir da percepção ambiental como as pessoas vivem nos lugares e extraem experiências. De outro modo compreender o mundo real a partir dos sujeitos pesquisados ator importante para a construção de conhecimentos. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico sobre a temática. Houve também práticas de campo no intuito de fazer catalogação dos conflitos ambientais existentes no bairro com auxílio de máquina fotográfica e caderno de campo, além de conversas informais (livres) com moradores. Os resultados apontam que o bairro da União apresenta uma série de conflitos ambientais que podem constituir elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental valorizando o diálogo entre teoria e prática abordando sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade ambiental ponderando sobre as responsabilidades do setor público, privado e da sociedade civil com o ambiente.