Este artigo tem como propósito apresentar alguns conceitos de uma educação para a vida. Dentre renomados antropólogos, sociólogos e educadores, este estudo foi fundamentado em obras de Paulo Freire, Edgar Morin, José Pacheco e Tião Rocha. Morin e os demais educadores defendem uma reforma na educação que promova o enfrentamento das incertezas da vida. Este é o momento das primeiras gerações que estão tendo acesso a manifestações públicas anônimas na Internet e nas redes sociais. Este fenômeno transita mediante esforço da sociedade civil na qual é composta por pais e educadores atores estes necessários para atualizar os sistemas de ensino aprendizagem e atender as necessidades do século XXI. As questões das habilidades socioemocionais de nossos educandos estão sendo minuciosamente refletidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O autor deste acredita que os sete saberes necessários à educação do futuro de Morin, os saberes necessários à prática educativa na visão de Freire, a ética e a educação nas Leis de Diretrizes e Bases (LDB), representa uma parte das ferramentas especiais para alavancar essa reforma na educação.