O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento do GEDEC-CC/UFPA Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira, na linha de pesquisa Formação de Professores, subárea Psicologia Escolar, tem como objetivo geral analisar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades da aprendizagem. Pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a atuação do psicopedagogo e da psicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, e se apóia em uma base teórica consistente por meio da técnica bibliográfica e de campo, sob a luz de teóricos como: Grassi (2006), Lopes (2008), Lakomy (2003), Goulart (2005), Martins (2006), Visca (1991), dentre outros, que derão suporte ao estudo, quanto à abordagem será qualitativa com uma análise fenomenológica. Discute o Conceito de Avaliação em Psicopedagogia; Análise dos Resultados – A Conclusão Diagnóstica; Oficinas Psicopedagógicas; Avaliação Psicopedagógica; Fatores Emocionais e as Dificuldades de Aprendizagem, por fim, traz algumas considerações sobre o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem, o que nos leva a perceber que este profissional da educação tem dois enfoques de trabalho: a atuação clínica e a atuação institucional, tendo como foco uma tarefa multidisciplinar em busca de diagnósticos e propostas de intervenção na melhoria do processo de ensino aprendizagem. No entanto, deixamos de apresentar a análise empírica, por estar em construção, e por fim listamos as Referências.