Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas.