Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, ESCOLAS RIBEIRINHAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17581
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 1161
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, ESCOLAS RIBEIRINHAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1161_23102015225509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DE SOUZA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA"
    "autor_email" => "felipe89_sovi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PROFESSOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17581
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 1161
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, ESCOLAS RIBEIRINHAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1161_23102015225509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE DE SOUZA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA"
    "autor_email" => "felipe89_sovi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PROFESSOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.