Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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ETNOMATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS REGIONAIS

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS, PRÁTICAS ESCOLARES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares

Resumo

Este trabalho é resultado da ação de extensão universitária do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX, pois, diante dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município de Parintins – AM, tem-se observado o déficit refletido através dos índices abaixo da meta de nível básico que é seis. A partir de tais dados, percebeu-se a necessidade de repensar o processo ensino aprendizagem, no caso específico, da matemática, superando um ensino tradicional por uma educação com práticas contextualizadas, que considerem a diversidade cultural, a importância de se trabalhar com materiais concretos e regionais, tornando o conhecimento matemático significativo para os alunos. Para tanto, está sendo desenvolvida a proposta de projeto de extensão com objetivo de construir, junto aos professores de matemática do ensino fundamental, materiais pedagógicos regionais para a aprendizagem da matemática considerando objetos do cotidiano, estimulando também, através da etnomatemática e de tais materiais, o desenvolvimento das capacidades perceptivas, de expressão, criativas e críticas de alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmã Cristine, localizada no bairro Itaúna II. Neste processo, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e de campo, com observação participante, pesquisa-ação, com estudo da prática escolar cotidiana, com uma abordagem qualitativa, além de aplicação de questionários como ferramenta necessária ao processo avaliativo e registros das atividades com fotos. As etapas do projeto foram sendo construídas com os professores da escola, durante meses, onde foram executadas atividades pedagógicas em sala de aula. Ao longo deste trabalho, buscou-se uma mudança significativa na visão dos professores da referida escola, acerca do ensino aprendizagem da matemática, tornando as aulas mais prazerosa para os alunos, com sentido dentro da sua realidade e partindo de vivências concretas, a partir da utilização de materiais regionais.

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